A Escola Municipal Prof. Arassuay Gomes de Castro, tem a MISSÃO de assegurar uma educação de qualidade com inovações, formando cidadãos críticos engajados na sociedade, com atitudes de respeito às diversidades, à inclusão social e conservação do meio.


Reunião Pedagógica - 28/05

Na reunião do dia 28/05 toda equipe administrativa e pedagógica da escola realizou um estudo sobre a Avaliação da aprendizagem. O professor historiador Luiz Carlos, atualmente técnico da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, apresentou dados das avaliações realizadas na nossa escola. E enfatizou a importância de uma profunda reflexão sobre instrumentos utilizados para avaliação  da aprendizagem dos alunos. Em sua fala destacou que é papel de todo educador compreender o processo que se dá a avaliação e tentar desenvolver estratégias para melhorá-lo. Apresentou questões de provas a serem analisadas e dicas de como se preparar uma prova operatória. Foi um momento produtivo e de grande valia para nossa comunidade escolar.

 
 

 

CUIDANDO DA HIGIENE PESSOAL

Manter a higiene bucal é fundamental não só para os dentes e boca, mas para o corpo todo. E não pense que isso é muito complicado de fazer, pois não é! Basta criar uma rotina e fica tão simples quanto realizar as outras atividades diárias como, por exemplo, comer, lavar as mãos etc.
http://www.smartkids.com.br/especiais/higiene-bucal.html

A professora Anabele de Ciências trabalhou com os alunos do 1º ano a importância da higiene bucal!!!





DIA DAS MÃES - 2014

PARABÉNS MAMÃES...
No dia 15/05 comemoramos na escola o Dia das Mães, foram momentos de imensa alegria.
As mães foram acolhidas com uma atividade de alongamento, orientados pela Prof.ª de Educação Física Mara.



Um café da manhã servido com muito carinho pela equipe da escola;





Assistiram apresentações dos alunos;

 

Muito obrigada a todas as mães que participaram!

PRODUÇÃO DE TEXTO - 3º ANO

Para desenvolver a prática de produção e reprodução de textos cabe ao professor criar situações didáticas para que o aluno possa desenvolver a capacidade de compreender, produzir e reproduzir os mais diferentes textos para as mais diversas situações de uso da língua.

A professora Sara do 3º ano, visando mobilizar o interesse dos alunos quanto a produção, organização textual e correção ortográfica, tem criado ricas situações de aprendizagem. Veja as imagens da produção coletiva do texto A bruxa charmosa...

A professora se vestiu de bruxa, em sala convidou a turma a construir uma história coletiva sobre a personagem...


 

Os alunos a seguir registraram a produção escrita no  caderno, trabalharam a ilustração da personagem e atividades envolvendo dificuldades ortográficas. Foi uma aula muito rica. Parabéns profª Sara e turminha do 3º ano.


 

23 de Abril - Dia Internacional do Livro


PÁSCOA

O "Domingo de Páscoa" celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Na nossa escola a comemoração da Páscoa foi uma alegria só...com direito a visita do coelho (ProfªMara e ProfªAnabele) e muito chocolate!!!


 
  
 

IMPORTÂNCIA DA TAREFA

PARA QUE SERVE A LIÇÃO DE CASA?
Para os especialistas em Educação, são várias as respostas para este questionamento e todas elas reforçam a importância do estudo no lar. Um dos pontos de defesa da lição de casa é, exatamente, o fato de ela proporcionar este momento do aluno com os pais. 

  

  • Ajuda a reter o conteúdo apresentado
  • Aumenta o entendimento dos temas
  •  Melhora o pensamento critico
  • Desperta para autonomia e responsabilidade
  • Colabora para ter uma organização voltada para o estudo
  • Provoca a independência de estudar sem estar na sala de aula
 VEJA MAIS NO LINK http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/serve-licao-casa-699519.shtml

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/licao-de-casa-547565.shtml

EXPOSIÇÃO LEONARDO DA VINCI

Os alunos dos 7º anos e as professoras de Artes foram conhecer um pouco mais do trabalho do artista Leonardo da Vinci, a exposição foi organizada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Esse artista foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.











PROJETO MALA DE LEITURA E STORY JUMPER



                       
PROJETO MALA DE LEITURA  
Identificação
Projeto desenvolvido na sala do 4ºano vespertino professora saiury Boff, CSPTEC Edilaine Silva e Lima

 Justificativa
Uma mala mágica para que os alunos possam interagir com os familiares em momento de leitura. Trata-se de um instrumento valioso para aquisição de hábito de leitura que a participação da criança em situação de leitura à disposição deles o mundo fascinante dos livros.
OBJETIVOS
• Promover situações que favoreçam o desenvolvimento do letramento junto aos alunos;
• Proporcionar situações que favoreçam o contato das crianças com exercício da leitura e da escrita para que com as intervenções necessárias avancem em suas hipóteses.
Objetivos para o aluno
• Ampliar o conhecimento em relação à linguagem através de situações que propiciem o levantamento de hipóteses de leitura e escrita;
• Conhecer o uso social da leitura e da escrita;
• Ampliação do vocabulário e da oralidade;
• Desenvolver a capacidade de atenção e concentração nas situações comunicativas como leitura, conversa e registro.

 Desenvolvimento 
O aluno levará para casa com o objetivo de ler e interagir com a família uma maleta contendo: Gibi; Livro de poesia; Livro de historia infantil; Livro de piada; Livro de adivinha;Na maleta tem um caderno de registro onde o aluno pesquisará no livro a ficha técnica e também ilustrará e fara um resenha do livro lido.



A maleta ficará a semana inteira na casa, pois cada dia o aluno desenvolverá uma parte da atividade proposta:ler o livro,responder a ficha técnica e fazer a resenha.



Em sala de aula os alunos farão leitura de livros e atividades relativas ao enredo dos livros.


Na sala de informática farão pesquisa de livros e sinopses, atividades de produção textual no story jumper.