A Escola Municipal Prof. Arassuay Gomes de Castro, tem a MISSÃO de assegurar uma educação de qualidade com inovações, formando cidadãos críticos engajados na sociedade, com atitudes de respeito às diversidades, à inclusão social e conservação do meio.


ARTE MODERNA – Cubismo


Pablo Picasso (1881-1973) nasceu em Málaga, Espanha, no dia 25 de outubro de 1881. Filho do pintor e professor de desenho José Ruiz Blasco e de Maria Picasso y López. Logo cedo mostrou seu talento para as artes.
O artista espanhol Pablo Picasso destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Foi um dos criadores do "Cubismo", um dos maiores movimentos de arte do século XX.
Suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados pela sociedade. Na Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.
 Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola ( 1936-1939), pinta seu mural mais conhecido: Guernica. Esta obra já pertence ao expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica.


Os alunos (9ºA, 9ºB e 9ºC) após esturarem vida e obras de Pablo Picasso fizeram releituras das obras do artista, na cartolina, com a orientação da professora Vonivanda.




MÁSCARAS AFRICANAS


A Arte Africana exprime usos e costumes das tribos africanas, por esse motivo, as máscaras sempre foram protagonistas indiscutíveis da arte africana.

As "máscaras" são as formas mais conhecidas da plástica africana. Constituem síntese de elementos simbólicos mais variados se convertendo em expressões da vontade criadora do africano.

Principais funções de uma máscara são: disfarce, símbolo de  identificação, transfiguração, representação de  espíritos da natureza, deuses, antepassados, seres sobrenaturais interação com dança ou movimento.

Após uma pesquisa sobre as máscaras africanas os alunos (8°A, 8ºB, 8ºC, 8ºD, 8ºE e 8ºF) criaram suas próprias máscaras, de argila, com a orientação da professora de arte Vonivanda.
















9º Ano B -2015

O Jornal Mural Arassuay@News - é um projeto que consiste proporcionar aos estudantes o momento da pesquisa e reflexão sobre os diversos temas que permeiam o cotidiano. Dessa forma, os estudantes (em grupos), trazem para sala de aula semanalmente notícias relevantes, a nível municipal, estadual, nacional e internacional e ainda tem a parte de entretenimento (piadas, anedotas, charges, etc.). Também é realizada apresentação oral para a turma e proporcionada a socialização de ideias e informações. Parabenizo os estudantes do 9º Ano B pela participação nas atividades propostas e os trabalhos serão também desenvolvidos com outras turmas. Fiquem atentos porque terão muito mais atividades para  este ano letivo!
 Professora Flávia Martins Malaquias - Língua Portuguesa






9º ano A

Orientados pelo professor Eduardo de artes os alunos do 9ºano A produziram trabalhos inspirados nas obras do artista paulista Eduardo Kobra. 

Quem é Eduardo Kobra?

Eduardo Kobra é um expoente da neovanguarda paulista. Seu talento emerge por volta de 1987, na periferia de São Paulo, e logo se espalha pela cidade. Nesse caminho, ele desenvolve o projeto “Muros da memória” que busca transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade. 

Kobra apresenta obras ricas em traço, luz e sombra. O resultado é uma série de murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra. A idéia é estabelecer uma comparação entre o ar romântico e o clima de nostalgia, com a constante agitação característica dos grandes centros, como é São Paulo hoje.
Fonte: http://eduardokobra.com/


 
 
 
 




20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Professor Gilson de História organizou na nossa escola um mural sobre o Dia da Consciência Negra! Os alunos participaram na pesquisa, elaboração de cartazes e maquetes, que foram expostos para toda comunidade escolar! Parabéns aos alunos e professor!!!

"Exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural."


 
  
 

 
   
 "Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial."