A Escola Municipal Prof. Arassuay Gomes de Castro, tem a MISSÃO de assegurar uma educação de qualidade com inovações, formando cidadãos críticos engajados na sociedade, com atitudes de respeito às diversidades, à inclusão social e conservação do meio.


DIA DOS PAIS

Para comemorar o Dia dos Pais, a escola preparou um momento de interação entre os pais e seus filhos com ginástica laboral e um lanche caprichado. A escola entende que essa celebração entre “pais” e filhos favorece a relação, que quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias.


 

ENTREGA OFICIAL DOS UNIFORMES

Nessa terça-feira 29/07, o Prefeito Gilmar Olarte esteve na escola para entrega dos uniformes.



REUNIÃO PEDAGÓGICA 26/07

A reunião realizada no sábado teve como foco a organização do trabalho pedagógico a ser realizado no 2º semestre. Como sempre foi um momento produtivo e fundamental para o crescimento da nossa escola.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Nesse semestre a professora Rosângela de Educação Física selecionou jogos para serem trabalhados com os alunos do Pré e 1º ano. A educação física na infância é importante, pois há um desenvolvimento motor, cognitivo e sócio afetivo, pontos que são importantes para uma convivência na sociedade. Ela consegue isso de uma forma muito prazerosa através de jogos, brincadeiras e esportes. 

Por que propor jogos como Jogo da Velha...
Nos jogos de linhas e colunas  as crianças formulam as estratégias e antecipam as dos colegas considerando a distribuição espacial.


Em jogos de memória, os pequenos estabelecem relações entre imagens e posição no tabuleiro. 



Propor jogo de quebra-cabeça estimular a aprendizagem e desenvolve a atenção e o pensamento lógico


Jogos intelectuais como o xadrez e o labirinto estimulam o raciocínio lógico infantil, além da visão espacial e coordenação motora, proporcionando, também, diversão ao usuário.

As estratégias desenvolvidas pelos alunos nas aulas na sala de informática são utilizadas nas aulas práticas no pátio e na quadra.

Tradução de músicas

TRADUÇÃO DE MÚSICAS
Para variar a rotina de aulas,  a professora Paola propôs aos alunos dos 6º ao 9º a criação de músicas brasileiras para  inglês.  Os alunos foram encorajados a criar suas próprias versões de qualquer música brasileira, para apresentar em aula e gravar um vídeo. As músicas escolhidas foram variadas, incluindo Anitta, Sorriso Maroto (Hi Love), Paula Fernandes (For You), Mamonas Assassinas (Naked in Santos) e Roberto Carlos (How big my love is for you). Os alunos foram avaliados quanto à qualidade da tradução e da apresentação, ao capricho e à entrega de um handout com a versão para cada colega.
A maioria dos alunos deixou a vergonha de lado e deu um show de interpretação. 





O JOGO NA ALFABETIZAÇÃO

Os professores dos 1º anos da escola vêem os jogos de alfabetização, disponíveis na rede, como importante ferramenta para desenvolver a aprendizagem dos seus alunos. Os nossos alunos já vem pra escola sabendo utilizar o computador, são nativos digitais, vivem em meio as novas tecnologias. O professor então, busca nesse interesse a motivação para que esse aluno produza novos conhecimentos.



REFORÇO

O Reforço Escolar deverá atender a alunos do quarto ano e oitavo ano da escola com maiores dificuldades de aprendizagem e dificuldades na alfabetização, previamente avaliados e selecionados pelos seus respectivos professores e coordenador pedagógico.

 O reforço será feito na sala de informática orientado pelos CSPTEC,utilizando as tecnologias como uma metodologia atual e de grande importância no auxilio do resgate de alunos com deficit de aprendizagem. Serão atendidos até 5 alunos a cada dia e cada um deverá ter direito a pelo menos 5 horas semanais de acompanhamento.
Cabe ao CSPTEC ,com orientação do professor regente, desenvolver aulas diferentes com o uso de sites e plataformas de alfabetização e avaliar periodicamente os resultados de aprendizagem desses alunos em parceria com a coordenação pedagógica e o professor de sala e elaborar relatórios.
As aulas de reforço do oitavo ano, também contarão com o apoio de alguns professores das  áreas específicas para um melhor entendimento dos conteúdos.



PALESTRA

  Toda comunidade escolar participou com muito interesse da palestra realizada no dia 26/05/2014 com o Juiz Federal Odilon de Oliveira que abordou temas como "Família, Drogas e Escola"


 

Projeto Ciranda dos livros

No 1ºbimestre os alunos do 4ºanoB participaram do protejo Ciranda dos livros, que tem como objetivo criar no aluno o hábito da leitura por prazer e o desenvolvimento da escrita.
No primeiro bimestre os alunos tiveram acesso a livros de contos de fadas, fábulas e lendas folclóricas, na sala de aula e na biblioteca. Além da trabalhar as características dos gêneros a professora propôs a produção de reconto. Os grupos produziram cartazes na sala de aula.
 
 
Na sala de informática produziram versões digitais dos cartazes.



No segundo bimestre para homenagear alguns craques brasileiros da poesia infantil, os alunos do 4ºanoA entraram em campo dia 09/06/2014 e marcaram um golaço. Com desenvoltura e personalidade os alunos bateram um bolão, todos participaram e
 curtiram muito Ou isto ou aquilo de Cecília MeirelesA foca de Vinícius de MoraesNão tenho medo de nada de Pedro Bandeira, entre muitos outros clássicos. Vejam alguns dos registros!

OFICINA LOUSA DIGITAL

A educação, na atualidade, é diretamente influenciada pelo papel que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exercem sobre a sociedade. Nessa nova realidade são várias as ferramentas disponíveis para colaborar no processo de ensino e, servem como exemplo, as lousas digitais, que têm alto poder de conversão de mídias e linguagens. ( Diane Cursino, 2011)
 
No dia 28/05 os professores participaram de uma oficina organizada pelas CSPETC Edilaine e Saiury,  para apresentação das principais ferramentas da lousa digital.