Para comemorar o dia do estudante a escola organizou uma gincana muito divertida envolvendo todos os alunos. As equipes foram organizadas com cores diferentes e brincadeiras para todas as idades foram desenvolvidas. Foi um momento importante para promover a socialização e integração dos estudantes, assim como, desafiar o espírito de competitividade saudável, entre os participantes.
DIA DOS PAIS
Para comemorar o Dia dos Pais, a escola preparou um momento de interação entre os pais e seus filhos com ginástica laboral e um lanche caprichado. A escola entende que essa celebração entre “pais” e filhos favorece a
relação, que quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus
protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias.
REUNIÃO PEDAGÓGICA 26/07
A reunião realizada no sábado teve como foco a organização do trabalho pedagógico a ser realizado no 2º semestre. Como sempre foi um momento produtivo e fundamental para o crescimento da nossa escola.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Nesse semestre a professora Rosângela de Educação Física selecionou jogos para serem trabalhados com os alunos do Pré e 1º ano. A educação física na infância é importante, pois há um desenvolvimento motor, cognitivo e sócio afetivo, pontos que são importantes para uma convivência na sociedade. Ela consegue isso de uma forma muito prazerosa através de jogos, brincadeiras e esportes.
Por que propor jogos como Jogo da Velha...
Nos jogos de linhas e colunas as crianças formulam as estratégias e antecipam as dos colegas considerando a distribuição espacial.
Em jogos de memória, os pequenos estabelecem relações entre imagens e posição no tabuleiro.
Propor jogo de quebra-cabeça estimular a aprendizagem e desenvolve a atenção e o pensamento lógico
Jogos intelectuais como o xadrez e o labirinto estimulam o raciocínio lógico infantil, além da visão espacial e coordenação motora, proporcionando, também, diversão ao usuário.
As estratégias desenvolvidas pelos alunos nas aulas na sala de informática são utilizadas nas aulas práticas no pátio e na quadra.
Tradução de músicas
TRADUÇÃO DE MÚSICAS
Para variar a rotina de aulas, a professora Paola propôs aos alunos dos 6º ao 9º a criação de músicas brasileiras para inglês. Os alunos foram encorajados a criar suas próprias versões de qualquer música brasileira, para apresentar em aula e gravar um vídeo. As músicas escolhidas foram variadas, incluindo Anitta, Sorriso Maroto (Hi Love), Paula Fernandes (For You), Mamonas Assassinas (Naked in Santos) e Roberto Carlos (How big my love is for you). Os alunos foram avaliados quanto à qualidade da tradução e da apresentação, ao capricho e à entrega de um handout com a versão para cada colega.
A maioria dos alunos deixou a vergonha de lado e deu um show de interpretação.
O JOGO NA ALFABETIZAÇÃO
Os professores dos 1º anos da escola vêem os jogos de alfabetização, disponíveis na rede, como importante ferramenta para desenvolver a aprendizagem dos seus alunos. Os nossos alunos já vem pra escola sabendo utilizar o computador, são nativos digitais, vivem em meio as novas tecnologias. O professor então, busca nesse interesse a motivação para que esse aluno produza novos conhecimentos.
São inúmeros os sites utilizados:
http://www.bebele.com.br/animacao/
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/ca_ce_ci_co_cu/ca_ce_ci_co_cu6.htm
http://www.medeirosjf.net/iara/fonemas/F.swf
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/ca_ce_ci_co_cu/ca_ce_ci_co_cu6.htm
http://www.medeirosjf.net/iara/fonemas/F.swf
REFORÇO
O Reforço Escolar deverá atender a alunos do quarto ano e oitavo ano da escola com maiores dificuldades de aprendizagem e dificuldades na alfabetização, previamente avaliados e selecionados pelos seus respectivos professores e coordenador pedagógico.
O reforço será feito na sala de informática orientado pelos CSPTEC,utilizando as tecnologias como uma metodologia atual e de grande importância no auxilio do resgate de alunos com deficit de aprendizagem. Serão atendidos até 5 alunos a cada dia e cada um deverá ter direito a pelo menos 5 horas semanais de acompanhamento.
O reforço será feito na sala de informática orientado pelos CSPTEC,utilizando as tecnologias como uma metodologia atual e de grande importância no auxilio do resgate de alunos com deficit de aprendizagem. Serão atendidos até 5 alunos a cada dia e cada um deverá ter direito a pelo menos 5 horas semanais de acompanhamento.
As aulas de reforço do oitavo ano, também contarão com o apoio de alguns professores das áreas específicas para um melhor entendimento dos conteúdos.
PALESTRA
Toda comunidade escolar participou com muito interesse da palestra realizada no dia 26/05/2014 com o Juiz Federal Odilon de Oliveira que abordou temas como "Família, Drogas e Escola".
Projeto Ciranda dos livros
No 1ºbimestre os alunos do 4ºanoB participaram do protejo Ciranda dos livros, que tem como objetivo criar no aluno o hábito da leitura por prazer e o desenvolvimento da escrita.
No primeiro bimestre os alunos tiveram acesso a livros de contos de fadas, fábulas e lendas folclóricas, na sala de aula e na biblioteca. Além da trabalhar as características dos gêneros a professora propôs a produção de reconto. Os grupos produziram cartazes na sala de aula.
No segundo bimestre para homenagear alguns craques brasileiros da poesia infantil, os alunos do 4ºanoA entraram em campo dia 09/06/2014 e marcaram um golaço. Com desenvoltura e personalidade os alunos bateram um bolão, todos participaram e
curtiram muito Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles, A foca de Vinícius de Moraes, Não tenho medo de nada de Pedro Bandeira, entre muitos outros clássicos. Vejam alguns dos registros!
No primeiro bimestre os alunos tiveram acesso a livros de contos de fadas, fábulas e lendas folclóricas, na sala de aula e na biblioteca. Além da trabalhar as características dos gêneros a professora propôs a produção de reconto. Os grupos produziram cartazes na sala de aula.
Na sala de informática produziram versões digitais dos cartazes.
No segundo bimestre para homenagear alguns craques brasileiros da poesia infantil, os alunos do 4ºanoA entraram em campo dia 09/06/2014 e marcaram um golaço. Com desenvoltura e personalidade os alunos bateram um bolão, todos participaram e
curtiram muito Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles, A foca de Vinícius de Moraes, Não tenho medo de nada de Pedro Bandeira, entre muitos outros clássicos. Vejam alguns dos registros!
Assinar:
Postagens (Atom)