A Escola Municipal Prof. Arassuay Gomes de Castro, tem a MISSÃO de assegurar uma educação de qualidade com inovações, formando cidadãos críticos engajados na sociedade, com atitudes de respeito às diversidades, à inclusão social e conservação do meio.


DIA DO ESTUDANTE

Para comemorar o dia do estudante a escola organizou uma gincana muito divertida envolvendo todos os alunos. As equipes foram organizadas com cores diferentes e brincadeiras para todas as idades foram desenvolvidas. Foi um momento importante para promover a socialização e integração dos estudantes, assim como, desafiar o espírito de competitividade saudável, entre os participantes.










DIA DOS PAIS

Para comemorar o Dia dos Pais, a escola preparou um momento de interação entre os pais e seus filhos com ginástica laboral e um lanche caprichado. A escola entende que essa celebração entre “pais” e filhos favorece a relação, que quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias.


 

ENTREGA OFICIAL DOS UNIFORMES

Nessa terça-feira 29/07, o Prefeito Gilmar Olarte esteve na escola para entrega dos uniformes.



REUNIÃO PEDAGÓGICA 26/07

A reunião realizada no sábado teve como foco a organização do trabalho pedagógico a ser realizado no 2º semestre. Como sempre foi um momento produtivo e fundamental para o crescimento da nossa escola.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Nesse semestre a professora Rosângela de Educação Física selecionou jogos para serem trabalhados com os alunos do Pré e 1º ano. A educação física na infância é importante, pois há um desenvolvimento motor, cognitivo e sócio afetivo, pontos que são importantes para uma convivência na sociedade. Ela consegue isso de uma forma muito prazerosa através de jogos, brincadeiras e esportes. 

Por que propor jogos como Jogo da Velha...
Nos jogos de linhas e colunas  as crianças formulam as estratégias e antecipam as dos colegas considerando a distribuição espacial.


Em jogos de memória, os pequenos estabelecem relações entre imagens e posição no tabuleiro. 



Propor jogo de quebra-cabeça estimular a aprendizagem e desenvolve a atenção e o pensamento lógico


Jogos intelectuais como o xadrez e o labirinto estimulam o raciocínio lógico infantil, além da visão espacial e coordenação motora, proporcionando, também, diversão ao usuário.

As estratégias desenvolvidas pelos alunos nas aulas na sala de informática são utilizadas nas aulas práticas no pátio e na quadra.

Tradução de músicas

TRADUÇÃO DE MÚSICAS
Para variar a rotina de aulas,  a professora Paola propôs aos alunos dos 6º ao 9º a criação de músicas brasileiras para  inglês.  Os alunos foram encorajados a criar suas próprias versões de qualquer música brasileira, para apresentar em aula e gravar um vídeo. As músicas escolhidas foram variadas, incluindo Anitta, Sorriso Maroto (Hi Love), Paula Fernandes (For You), Mamonas Assassinas (Naked in Santos) e Roberto Carlos (How big my love is for you). Os alunos foram avaliados quanto à qualidade da tradução e da apresentação, ao capricho e à entrega de um handout com a versão para cada colega.
A maioria dos alunos deixou a vergonha de lado e deu um show de interpretação. 





O JOGO NA ALFABETIZAÇÃO

Os professores dos 1º anos da escola vêem os jogos de alfabetização, disponíveis na rede, como importante ferramenta para desenvolver a aprendizagem dos seus alunos. Os nossos alunos já vem pra escola sabendo utilizar o computador, são nativos digitais, vivem em meio as novas tecnologias. O professor então, busca nesse interesse a motivação para que esse aluno produza novos conhecimentos.



REFORÇO

O Reforço Escolar deverá atender a alunos do quarto ano e oitavo ano da escola com maiores dificuldades de aprendizagem e dificuldades na alfabetização, previamente avaliados e selecionados pelos seus respectivos professores e coordenador pedagógico.

 O reforço será feito na sala de informática orientado pelos CSPTEC,utilizando as tecnologias como uma metodologia atual e de grande importância no auxilio do resgate de alunos com deficit de aprendizagem. Serão atendidos até 5 alunos a cada dia e cada um deverá ter direito a pelo menos 5 horas semanais de acompanhamento.
Cabe ao CSPTEC ,com orientação do professor regente, desenvolver aulas diferentes com o uso de sites e plataformas de alfabetização e avaliar periodicamente os resultados de aprendizagem desses alunos em parceria com a coordenação pedagógica e o professor de sala e elaborar relatórios.
As aulas de reforço do oitavo ano, também contarão com o apoio de alguns professores das  áreas específicas para um melhor entendimento dos conteúdos.



PALESTRA

  Toda comunidade escolar participou com muito interesse da palestra realizada no dia 26/05/2014 com o Juiz Federal Odilon de Oliveira que abordou temas como "Família, Drogas e Escola"